Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes


YouTube video (Clique na imagem)
Qual é a melhor forma de instalar a calha?
A que distância do teto devo instalar a guia?
Posso cortar a calha à medida?
Posso montar a calha em cantos?
É possível remover a calha?

Posso cortar a calha à medida?
A calha pode ser cortada facilmente utilizando uma serra de arco.

Posso pintar a calha? Caso possa, que tipo de tinta devo utilizar e que preparações são necessárias?
Sim, a calha pode ser pintada. Garanta que a calha está limpa e sem gordura. Lixe a calha suavemente com uma lixa fina e garanta que a lixa está limpa, sem pó e sem gordura. Depois, pinte a calha com tinta acrílica.


Posso montar a calha em cantos? Caso possa, funciona tanto em ângulos convexos como côncavos?
Os sistemas minirail e cliprail podem contornar cantos através da utilização das ligações/combicaps de canto correspondentes. Estas ligações estão disponíveis na nossa loja online e são adequadas para ambas as situações (cantos internos e externos).

A calha pode ser pendurada na diagonal?
Não, a calha não pode ser pendurada por baixo de uma superfície inclinada, mas sempre na horizontal.

Qual é a melhor forma de instalar a calha?
Marque ambos os lados da parede com um pequeno ponto a 5 cm do teto. Recomenda-se a utilização de um giz de linha (2 pessoas) ou, caso a parede seja completamente plana, poderá utilizar uma ripa de madeira para desenhar uma linha a cada 30-40 cm. Os clipes e fixadores de latão podem ser instalados ao longo desta linha. Quando a calha estiver montada, a linha deixa de ser visível.


A que distância do teto devo instalar a guia?
Primeiro precisa de avaliar se o teto é completamente plano. Se esse não for o caso, instale a guia a cerca de 5 cm do teto. Em tetos planos: faça o furo entre 2cm a 2,5 cm abaixo do teto. Deve também ter em conta que se fizer furos demasiado perto do teto, a broca deixa marcas no mesmo (este é um erro comum).

É possível remover a calha?
Sim. A melhor forma de remover a guia dos clipes de fixação é utilizando uma chave de fendas. Envolva a chave de fendas num pano para evitar danos na calha. Coloque a chave de fendas na parte de baixo do início da guia, entre a calha e a parede. Depois, desloque a chave de fendas cuidadosamente para cima para que o extremo da calha se solte dos clipes de montagem. Depois de começar, poderá delicadamente soltar a calha à mão.


A calha apenas pode ser utilizada para quadros ou posso também pendurar um quadro branco, um relógio ou um espelho?
Sim, os nossos sistemas de suspensão também podem ser utilizados para pendurar quadros brancos, relógios, espelhos e outros artigos e decorações. Poderá pendurar qualquer produto utilizando um gancho, desde que tenha em conta a capacidade máxima de carga.

Posso pendurar vários quadros num só fio?
Sim. Pode utilizar vários STAS smartsprings ou STAS zippers num único cabo. Tenha apenas o cuidado de não exceder o peso máximo permitido. Tenha também em conta a capacidade máxima de carga do sistema de calhas em causa.

Posso cortar o fio de perlon ou o cabo de aço?
Em princípio, o fio de perlon pode ser cortado. No entanto, isso pode causar alguns problemas: a utilização de tesouras inadequadas pode criar uma ponta irregular que fará com que seja difícil deslizar o gancho ao longo do fio. Aconselhamo-lo a enrolar o excedente de fio e a escondê-lo por trás da sua obra de arte. O cabo de aço não pode ser encurtado.